ARTIGOS

Transfusão de Sangue total, concentrado de hemácias e plasma congelado.

Suzana Claudia Spinola dos Santos

Medica Veterinária

CRMV-BA 1544

O sangue total promove a expansão do volume sanguíneo, restabelece a capacidade de oxigenação e é responsável pela homeostase e prevenção de sangramentos, pois também é uma fonte de proteínas e fatores estáveis da coagulação. Quando coletado e conservado com o anticoagulanteCPDA1( Citrato Fosfato Dextrose Adenina 1 ) tem uma validade de 35 dias.

O sistema de coleta de sangue é composto por uma bolsa principal onde há 63 ml de anticoagulante-conservante planejado para um volume de sangue de 450 ml. Esse volume final pode ser fracionado nas bolsas satélites ou bolsas de transferência para a preparação de hemocomponentes como concentrado de hemácias ou plasma, ou mesmo para ser transfundido sangue total em bolsas  de menores volumes para os cães de variados tamanhos.

O concentrado de hemácias é utilizado para tratar a anemia de animais normovolêmicos, onde não se deseja a expansão de volume. É conhecido por “papa de hemácias” e obtido a partir de uma unidade de sangue total após sua centrifugação ou sedimentação. É indicado para anemia hemorrágica aguda quando combinado com plasma, soluções colóides sintéticas ou soluções cristalóides.

Em animais hipotérmicos pode-se adicionar solução fisiológica aquecida em até 70º C quando o concentrado de hemácias está em até 4º C, numa proporção de 1:1 usando-se o equipo de transfusão dupla ( equipo em Y ), onde o concentrado de hemácias e a solução fisiológica são administrados ao mesmo tempo, o que também faz diminuir a viscosidade do concentrado de hemácias.

O plasma congelado é um hemocomponente que contém os fatores estáveis da coagulação ( fatores dependentes da vitamina K , albumina e imunoglobulinas. Possui vários várias indicações: Expansão de volume, tratamento de animais intoxicados por dicumarínicos, nas gastroenterites, bem como parvovirose, na pancreatite e tratamento de neonatos debilitados ou que não receberam colostro. Outras indicações são: Pressão oncótica reduzida na efusão pleural ou edema pulmonar, paciente em anestesia que haja risco de hipotensão ou alteração da ligação anestésica com as proteínas. A própria deficiência de vitamina K e a hemofilia B. Todo plasma deve ser reaquecido apenas antes da transfusão em banho-maria a 30 – 37º C por 20 a 30 minutos. E também pode ser transfundido com adição de solução fisiológica. O plasma congelado tem uma validade de 5 anos quando armazenado de -18º C ou mais.

Ao se realizar uma transfusão de sangue total ou concentrado de hemácias pode-se usar a infusão de solução fisiológica para facilitar a administração. Nunca usar solução de ringer com lactato pois contém cálcio suficiente que pode inativar os agentes quelantes dos anticoagulantes-conservantes e também não usar glicose a 5% pois favorece o agrupamento das hemácias aumentando-as de tamanho e causando hemólise. E também nenhuma medicação pode ser adicionada aos hemocomponentes.

Na transfusão de sangue total cada 2,2 ml/Kg no paciente eleva seu hematócrito em 1% e com o concentrado de hemácias cada 2´2 ml/Kg no paciente o hematócrito aumenta em 2%. Alguns hematologistas não recomendam que o paciente transfundido fique com o hematócrito muito elevado para que não prejudique o estímulo da medula óssea em produzir as células sanguíneas. Mas numa perda aguda de grandes volumes de sangue como a que excede 20% do volume total sanguíneo o cão deve receber de sangue total 90 ml/Kg e o gato 70 ml/Kg. Quem decide qual hemocomponente a ser usada, sua velocidade de administração e volume é o médico veterinário que está com o paciente sob os seus cuidados e observações.

Um banco de sangue veterinário conta com o apoio dos proprietários de cães e gatos para realizarem as doações de sangue. Para os doadores de sangue há um programa que oferece benefícios para retribuir o ato nobre da doação de sangue. O doador terá uma avaliação clínica, exames laboratoriais variados e recebimento de ração calórica, vermífugo e controle de ecto-parasitas.

Doar sangue é bom e salvar outras vidas é melhor ainda.

Informações onde doar sangue: Banco de Sangue Veterinário Hemodog situado à Rua dos Radialistas, 209 – salas 1 e 2 – segundo andar da Clínica Veterinária Diagnose Animal. Tel.: 71-3011-6846. http://www.hemodog.com.br.